LOGO
  • Home  /
  • Educacao   /
  • Apoiando crianças trans nas escolas (tradução)
Apoiando crianças trans nas escolas (tradução) apoiando crianças trans nas escolas 2 Full view

Apoiando crianças trans nas escolas (tradução)

Tradução: Apoiando crianças trans nas escolas. Achados e recomendações do seguinte artigo: Horton C (2020). Thriving or Surviving? Raising Our Ambition for Trans Children in Primary and Secondary Schools. Front. Sociol. 5:67.

Alunos trans enfrentam estigma e invalidação nas escolas, frequentemente junto de discriminação e constrangimento. Linguagem afirmativa, respeitosa e trans-positiva são cruciais. Alunos trans experienciam stress persistente, navegando em sistemas que os deslegitimam e excluem. Uma abordagem anti-bullying subestima o impacto emocional e psicológico da cisnormatividade* nos alunos trans. As escolas precisam enfrentar as práticas cisnormativas que impactam negativamente o bem-estar e a saúde mental dos alunos trans. As escolas respondem às demandas individuais de forma reativa, com os alunos carregando o fardo de terem que negociar a sua própria inclusão. As escolas precisam mudar de uma acomodação individual para uma adaptação sustentável e proativa. Uma cultura do silêncio ronda as vidas trans nas escolas – a mínima presença de representação trans pode ser percebida como excessiva. Alunos trans que carecem de representação nas escolas experienciam vergonha e baixa autoestima, e são forçados a terem que educar seus próprios colegas. A representatividade e visibilidade precisam se tornar comuns e banais, permitindo com que alunos trans cresçam com um senso de pertencimento e autoestima.

Alunos trans podem experienciar ignorância e hostilidade do quadro de funcionários da escola, causando danos significativos. Mesmo um único professor de confiança e apoiador pode fazer um impacto positivo profundo na experiência escolar de alunos trans. A trans-positividade dos professores é significativamente correlacionada com o bem-estar dos alunos. Escolas precisam reconhecer e abordar as pressões e barreiras para a ação dos professores. Liderança clara é essencial, e pode ser conduzida pelos diretores, professores e membros individuais do quadro de funcionários. Escolas carecem de ambição para os alunos trans, visando a proteção mínima contra assédio e abuso. Alunos trans precisam de igualdade de oportunidades, em escolas onde eles podem se destacar e prosperar. Alunos trans devem ser apoiados e serem bem-vindos em escolas nas quais eles são representados, validados e respeitados como iguais. A educação e treinamento dos professores devem sair da educação básica sobre o bullying transfóbico, indo na direção de ajudar o quadro de funcionários a compreenderem as formas pelas quais a cisnormatividade privilegia os indivíduos cisgêneros e faz a vida dos alunos trans mais difícil. Alunos trans precisam de pelo menos um adulto que milite a favor deles, ajudando eles a conhecerem seus direitos e a navegar em culturas cisnormativas. Professores aliados precisam entender e desafiar os sistemas e abordagens que deslegitimam e marginalizam os alunos trans. Crianças trans tem o direito a uma experiência educacional segura, inclusiva e apoiadora. Escolas devem ouvir as crianças trans e priorizar os direitos da criança. Escolas também precisam considerar as suas responsabilidades institucionais, garantindo que as escolas estejam cumprindo o seu dever de cuidar dos alunos trans.
*Cisnormatividade: Quando sistemas, políticas e pessoas assumem que todos são (ou devem ser) cis (não trans). A cisnormatividade escolar coloca os alunos trans em desvantagem, obrigando eles a acessarem sistemas designados para a sua exclusão.

Trans: O termo trans é usado aqui para incluir pessoas que são transgêneras, não binárias e/ou de gênero diverso.

APOIE CRIANÇAS TRANS

Via Trans Health Australia e Growing up transgender

Supporting Trans Children in Schools – Peer Reviewed Education Resource

Leia também o artigo: “Identidade ou Ideologia? Algumas repercussões sobre as transgeneridades no campo educacional”, de Beatriz Pagliarini Bagagli, disponível no e-book gratuito do evento ‘Do caos ao Cais e vice-versa: Intersecções entre Filosofia, Ciência e Arte’. https://www.fe.unicamp.br/publicacoes/noticias/do-caos-ao-cais-e-vice-versa-interseccoes-entre-filosofia-ciencia-e-arte

Written by Beatriz

Leave a comment