LOGO
Faça a visibilidade trans funcionar faça a visibilidade trans funcionar Full view

Faça a visibilidade trans funcionar

Por Naomi Neri.

VOCÊS SABIAM QUE JANEIRO É O MÊS DA VISIBILIDADE TRANS, NÉ?

E vocês já sabem o que fazer com ele? Pois bem, aqui vão algumas dicas para você fazer com que esse mês seja algo efetivo que a comunidade precisa dessa força!

DICA 1# – DIVULGUE TRABALHOS TRANS

Conhece algum artista foda? Seu amigo é um cara trans e é um cozinheiro foda? Aquela mana travesti é cabeleira? Advogadx, professor, escritor.. Conhece alguma pessoa trans que ta ralando pra pagar as continhas e a não encontra oportunidade no mercado de trabalho!? DIVULGA. Coloca no seu face, insta, grupos do whats– por meio de um recurso acessível você aumenta a rede de trampos e faz com que chegue aos seus amigos (com uma recomendação sua)!

DICA 2#- PRIVILEGIE PLATAFORMAS TRANS-INCLUSIVAS

Alguns espaços dão oportunidades para pessoas trans* terem protagonismos, vamos dar força para eles continuarem existindo. Conhece o TransEmpregos? Esse é um portal que faz divulgação de vagas direcionadas para pessoas trans… E funciona mesmo, todo dia oportunidade nova. Dá uma olhada na página deles!

Tem também o NLucon que é um portal de noticias direcionado a tratar sobre transexualidade. Apesar de um dos poucos de grande impacto sobre o assunto, a equipe tem dificuldade de manter o site e precisa ser fortalecida nesse momento! Bora ver como a gente consegue contribuir?

Pra quem é de Floripa, o Portal Catarinas é um portal de escritoras mulheres que oferece oportunidade igualitária para colunistas travestis e transexuais. Inclusive eu tenho uma coluna lá, muito muito importante ocupar esse espaço!

E ESSE PORTAL SENSA CHAMADO TRANSFEMINISMO ENTÃO, MAIS REPRESENTATIVIDADE QUE ISSO SÓ DOIS DESSE, NÉ?

Pra quem não de opções na cidade, que tal propiciar um?

Trabalha em uma empresa e vai abrir uma vaga? Contrata uma pessoa trans!

Tem alguma habilidade e poderia oferecer algum curso de formação? Ensina pra gente!

Programação, disciplinas escolares, culinária, artesanato.. Fortalece a comunidade que a gente consegue chegar lá!

DICA 3# ALÉM DE VISIBILIZAR, E-FE-TI-VE  AÇÕES!

Uma das principais pautas da comunidade é a retificação de documentos!

Agora é possível fazer o processo gratuitamente pela Defensoria Pública. Como?  Clique aqui.

ACOMPANHA ESSA TOUR

Enumerei os documentos necessários, aonde consegui-los e quais tem custos ou se são gratuitos? BORA FAZER CHEGAR NA GALERA T?

Alguns são gratuitos e online, para outros é necessário ir em cartórios e delegacias. Quer saber como ajudar? Usa esse post pra se dispor (E IR) com um com alguma pessoa que se interesse a retificar os documentos nesses lugares. Como eles funcionam durante o dia e são espaços públicos, muitas vezes passamos humilhações, a presença de alguém lá para auxiliar caso aconteça qualquer incidente e dar uma força faz toda diferença!

Compartilhe esse post para chegar em todos os interessados. Uma maneira interessante e efetiva de fazer valer é essa sugestão de legenda.

“Esse é o mês da visibilidade trans e eu sou parceiro da causa. Quem for trans e tiver interesse em [insira algo que você pode fazer pela comunidade] comenta esse post ou chama no inbox para fazermos essa visibilidade acontecer”

BOM JANEIRO DE VISIBILIDADE PARA TODXS.

Written by Beatriz