LOGO
Travesti ou transexual? Qual a diferença? veja além Full view

Travesti ou transexual? Qual a diferença?

Texto de Lan Marx.

Tw: Reprodução do senso comum.

Travesti ou Transexual? Qual a diferença? ~ (Não respondo mais perguntas sobre isso)

Vou tentar ser bem curta e simples ( já que algumas mensagens tão me chegando por inbox depois do último post):

Depois de muitas discussões e até impasses e desacordos localizados dentro da própria comunidade T, mas que não impediram o avanço desse raciocínio, podemos dizer de forma simplista que NÃO HÁ DIFERENÇAS FÍSICAS, PSICOLÓGICAS E “ESSENCIAIS” ENTRE AS DUAS CATEGORIAS.

Na vdd existe uma diferenciação dentro do senso comum de que a trans é a doentinha que nasceu no corpo errado e que por “se sentir mulher” (rsrsrsr) recorre a cirurgias de feminilização e redesignação sexual ~ a famosa mudança de sexo . Essa aí a gente até engole mais ou menos né…

A travesti (que no senso comum é sempre tratada no masculino) já é o cara safado, pobre, com silicones proeminentes, sem passabilidade feminina, semianalfabeto, geralmente negro ou mestiço que sai de noite para fazer programa.

LÓGICO, que essa delimitação é preconceituosa, vazia e não faz sentido.

O termo transexual surgiu de uma classificação da psiquiatria (que é feita por pessoas cisgêneras) e teve origem patologizante. As minas transexuais estão na luta pela despatologização das paradas ressignificando o termo pra além de uma ideia patologizante e limitada sobre a própria ideia do ” ser mulher”.

Travesti é uma identidade RIQUÍSSIMA e extremamente espacializada num contexto sociocultural latino americano e, apesar da nomenclatura surgir de uma confusão de tradução do francês “travestite” essa identidade carrega aspectos culturais bem interessantes da nossa região mas infelizmente é muito mais marginalizada.
E o mais interessante na categoria travesti é a heterogeneidade: Apesar de todas estarem em acordo de serem uma identidade FEMININA, portanto os pronomes corretos são FEMININOS, nem todas essas moças se reivindicam MULHERES. Muitas delas se classificam única e simplesmente como ” travestis” como se simplesmente configurassem um ” terceiro gênero” ~ um close bem certo que eu adoro.

Resumindo: Vocês NUNCA saberão se uma pessoa é trans ou travestis apenas pelos estereótipos construídos pelos pré-conceitos. Não tem nada a ver com aparências, cirurgias, feminilidade… NÃO É NADA DISSO.

É autoafirmação.
É posicionamento.
É luta.

Written by Beatriz