LOGO
Vocês não tem esse direito! Não usem a minha história contra nós oportunidades Full view

Vocês não tem esse direito! Não usem a minha história contra nós

Texto de Alice Mattoso.

Se tem uma coisa que realmente me deixa louca de raiva, é tentarem usar a minha história contra mim e outras mulheres trans.

“Não existe mais preconceito, isso é mimimi e exagero politicamente correto, quem se esforça e vai a luta consegue! Taí você de prova, é formada, tem emprego estável e leva uma vida confortável! O resto é choro!”

Ah sim, eu com certeza me esforcei muito pra chegar até aqui, tive que enfrentar um monte de desafios e situações que uma pessoa cis não faz ideia, e ainda hoje preciso continuar passando por isso, porque o mundo não é um lugar amigável pra mim.

E só isso deveria ser o suficiente pra provar que SIM, ainda existe discriminação e ela é FORTE, ninguém deveria ter que passar por essas coisas pra conseguir o mínimo necessário pra se viver bem. Eu ter conseguido superar essas barreiras NÃO apaga as dificuldades e o sofrimento que foi chegar até aqui. Eu não queria ter passado por isso!

Mas é mais do que isso. Sim, eu me esforcei, mas meus esforços só deram resultado porque eu tive SORTE. Sorte de ter uma família que me deu todo o apoio pra fazer minha transição e não me expulsou de casa, sorte de ter amigos que não viraram as costas pra mim e me ajudaram sempre que eu precisei, sorte de ter nascido numa família de classe média que me permitiu ter acesso a uma boa educação, sorte de ter privilégio branco num país extremamente racista, sorte de ter algum grau de passabilidade.

Virar pra uma mulher trans pobre, negra, que foi expulsa de casa com 15 anos e não conseguiu concluir os estudos e dizer “você está nessa situação porque não se esforçou o bastante, não existe mais discriminação”, é de uma crueldade sem tamanho.

Eu não quero compactuar com isso e ser seu exemplo de sucesso e superação. Não tentem usar as histórias das poucas de nós que conseguiram algum sucesso nesse mundo podre contra a gente! Vocês não tem esse direito!

Imagem: Geledés.

Written by Beatriz