Ontem foi dia 08/11, dia no qual completaram os 14 dias que começaram no dia 26/10 - dia Internacional da Visibilidade Intersexual. Dia 08 também é o aniversário de Herculine Barbin, pessoa intersexual que viveu no séc. IX e teve suas memórias publicadas por Foucault.
Mês de Outubro e Novembro são meses bastante ativos para a militância trans* internacional devido ao grande número de datas. O mês de Novembro é o mês da visibilidade trans*.
Lembrando ainda que dia 22 de Outubro foi o dia de Ação pela Despatologização Trans* e que o movimento Intersexual internacional também luta pela despatologização de suas identidades as quais ainda estão submetidas por diagnósticos pautados por normas cisgêneras cissexistas.
Recentemente, o site A Capa, publicou um texto falando sobre patologização e “transtorno de gênero”. O texto é da Berenice Bento uma pesquisadora a qual eu respeito e admiro muito, por ser uma acadêmica e ativista defensora dos direitos trans* lutando pela despatologização das identidades trans*. O texto é muito bom e vale a pena ser conferido, aqui.
Este blog, embora se disponha a debater sobre diversos assuntos de Direitos Humanos, principalmente Feminismo, recentemente notou uma defasagem no que diz respeito à visibilidade trans* – com o asterisco – porque me refiro as identidades trans* englobadas, dentro e/ou fora do binário, como também uma desafasagem na visibilidade de outras identidades não-binárias e não-trans* mas também não-cisgêneras, como por ex. Id’s genderqueer, genderfluid, three-spirit, neutrois, femme, etc.1 Por isso, iremos enfatizar a visibilidade dessas identidades, evidenciando-as no blog. Também serão evidenciadas as identidades bissexual, panssexual e assexual, pois carecem urgentemente de visibilidade no Brasil.
1 Obs: Todos esses termos, embora possam soar complexos e serem em língua estrangeira, serão explicados, pois este blog também adotará uma posição mais educativa, visto que nota-se a falta de informação desse assunto ou sobre essas identidades dentro da própria militância LGBT, sempre tomando como referência a Teoria Queer – objeto de estudo desta autora. Todavia não se pode mais negar o crescimento dessas identidades no cenário internacional, principalmente nos Estados Unidos e Canadá (daí os termos serem em inglês).
Seguem os links para sites internacionais que fizeram referência ao dia 08/11:
The f-word UK: http://www.thefword.org.uk/blog/2011/11/intersex_day_of?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
Organization Intersex International: http://oiiaustralia.com/4235/intersex-day-of-remembrance-8th-november/ e http://www.intersexualite.org/anglophone.html
Scottish Trans: http://www.scottishtrans.org/Article.aspx?id=84
Não houve informação sobre blogs ou portais LGBT’s brasileiros que postaram sobre o dia. Caso alguém tenha conhecimento, me contate que eu irei editar e adicionar aqui.
Gostei….. seja feliz