Resumo da Semana!
A seção “Resumo da Semana” irá expor os acontecimentos semanais envolvendo questões trans* ou ativistas no geral, com um breve resumo descontraído das notícias.
-
Primeiramente, Nell Isabelle – infelizmente mais um dos (muitos) casos de pessoas trans* impedidas de usar o banheiro de identificação. O pedido para ser chamada pelo nome correto também foi negado. Cissexismo que se consolida institucionalmente através do apelo à legitimação do estado junto aos documentos oficiais para que, então, um sujeito trans* possa ser tratadx pelo nome correto e ter acesso ao banheiro de sua preferência:
“Disseram que eu poderia constranger alguém se usasse o banheiro feminino. Isso me foi dito pela Direção. Preciso de documentos mostrando que me chamo Isabelle para ser chamada de Isabelle e preciso que os documentos constem ‘feminino’ para usar o banheiro”
Confira a notícia aqui: http://migre.me/dn3K4
E o vídeo: http://migre.me/dmOXE
Porque, como sabemos, para mijarmos irmos ao banheiro temos que pedir autorização do Estado…
-
Felizmente uma notícia boa: Argentina irá estender o reconhecimento da alteração do nome para pessoas trans* estrangeiras residentes no país!
Veja aqui: http://migre.me/dmNn7
- Está rolando por aí uma petição na Avaaz para cassar o CRP do Malafaia. Não sabemos se dará em algo, mas assinamos qualquer coisa que seja contra o Malafaia…
- O Site Autostraddle está precisando de blogueiras trans* que terão de escrever em inglês, mas estão pagando $50 por artigo! Vale a pena dar uma conferida aqui (em inglês).
- Como nem tudo são flores: Kyvia Torres, uma mulher lésbica, foi brutalmente agredida por – adivinhem – policiais que foram chamados após algum
homofóbico nojentotranseunte se incomodar com uma briga dela com a companheira. Ela teve os dedos decepados: http://migre.me/dmO70 E como essa notícia mal cita homofobia porque imaginem isso não existe, veja essa aqui: http://migre.me/dmOkC
- A lymda página do FB “Menos Apagamento, por favor” agora tem um tumblr que nós trataremos de seguir imediatamente! <3
-
Há um projeto de Feminismo Intersecional ma-ra que surgiu essa semana, super recomendo!
Confira um trecho da proposta do projeto:
“Sabemos que nenhum movimento social é perfeito, mas ao longo dos anos a corrente principal do feminismo insiste em ignorar as causas e as vozes de pessoas que não fazem parte do perfil branco, cis, hétero e de classe média, para dar alguns exemplos. Ninguém tem o direito de invalidar a prática do feminismo de quem quer que seja. Não é a nossa intenção, pelo menos. Mas aqui iremos questionar e criticar esse feminismo tradicional, queremos desconstruir a ideia de que é possível apenas uma ramificação do movimento falar em nome de todas as outras. Queremos e vamos dar espaço efetivo a essas pessoas silenciadas.”
E por enquanto é só. Até semana que vem…